terça-feira, 31 de agosto de 2010

Filosofia zecapagodiana


“Deixa a vida me levar, vida leva eu” é o estribilho do famoso samba que faz os filósofos-teóricos arrancar os cabelos por considerarem uma apologia ao conformismo e a vida sem planejamento e\ou reflexões.
.
Por um lado concordo com tal preocupação, por considerar que realmente existem coisas que estão ao nosso alcance decidir e manipular. Mas por outro, no que se refere às questões do amor, discordo de toda a vã filosofia (ela me permite chamá-la assim) e assumo o conceito romântico que muitos denominariam ingênuo: a vida amorosa tem uma dinâmica própria, com alto nível de livre-arbítrio.
.
Esse conceito que denominamos filosofia zecapagodiana, diz que as afirmações do tipo “tenho muito que conquistar profissionalmente, nunca vou me apegar a ninguém” ou ainda “o casamento é uma instituição falida”, merecem um sorriso irônico e um olhar que fala: “ainda vai pagar pela burrice da língua”.
.
O planejamento é a comédia do Amor. As metas estipuladas são o stand-up de um sentimento com elevado poder de mudança de planos e não tem orgulho-besta que seja páreo para ele.
Portanto, não marquemos dia e hora para conhecer a tampa da panela, a rapadura do seu queijo e cantando o samba, deixe a vida te levar. Num sarau, na locadora de vídeo, ou no bar sertanejo a coisa inesperadamente acontece. Afinal, o calendário do amor não é solar, e muito menos astral, mas esse já é outro assunto que também vai render samba.

4 comentários:

  1. Grande Guima.
    Sábias palavras...
    Então, deixa a vida me levar!

    ResponderExcluir
  2. “ainda vai pagar pela burrice da língua” - amém!
    Agora, "rapadura do seu queijo" é nova pra mim.

    Adorei aqui (:

    ResponderExcluir
  3. Tu me disse que só comentam contigo ao vivo ou por msn. Não era uma reclamação, mas senti que você queria era uma bajulação por aqui. Só que eu só um camarada enjoado que só, então venho aqui fazer o pedido para um exercício: lembrar do tempo em que criamos isso (faz quase 1 ano). Eu lembro de te falar "tu tem que escrever", mas nem eu sabia do tanto que tu TINHA MESMO que escrever. Amigo/irmão, você tá cada vez melhor nisso e quero registrar (ou rezistrar) que essa tua última frase foi o melhor final de texto que li nesse ano. Parabéns, cabra.

    ResponderExcluir
  4. "não marquemos dia e hora para conhecer a tampa da panela, a rapadura do seu queijo e cantando o samba, deixe a vida te levar. Num sarau, na locadora de vídeo, ou no bar sertanejo a coisa inesperadamente acontece. Afinal, o calendário do amor não é solar, e muito menos astral"
    Adorei! Adorei teu blog, indicação da Golby querida, leitura gostosa!
    Beijos

    ResponderExcluir